Rumo a um modelo de cidade sustentável frente às mudanças climáticas

Compartir

A necessidade de adoptar políticas de combate contra as mudanças climáticas é hoje uma realidade que ninguém contesta.

A consciencização de organizações internacionais e nacionais sobre a necessidade de tomar medidas para conter e amenizar o fenómeno das mudanças climáticas é cada vez mais notória e deve ser claramente liderada pelas Administrações Públicas.

Por exigências regulatórias ou compromissos europeus (por exemplo, PACES), nacionais ou regionais, na ECOTERRAE apoiamos os municípios na descarbonização do território e na resiliência às mudanças climáticas.

Definimos estratégias municipais para diferentes territórios nacionais, trabalhando com grandes cidades (Sevilha, Málaga, Leão ou Almería), Conselhos Provinciais (Barcelona, Girona, Valência ou Tarragona) ou Organismos Públicos (Junta da Andaluzia ou Junta da Galiza).

Um dos principais compromissos europeus é o Pacto de Autarcas pelo Clima e Energia Sustentável (PACES), cujo objetivo é a redução dos gases de efeito estufa em 40% até 2030 e a adoção de uma abordagem comum para promover a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Para isso, alinhamos estrategicamente os Planos Municipais com o compromisso de reduzir as emissões de CO2 por meio de Planos de Mitigação ou Cálculo da Pegada de Carbono Municipal, e a resiliência às mudanças climáticas com a elaboração de Planos de Adaptação.

Em suma, acelerar a descarbonização de seus territórios, fortalecer sua capacidade de adaptação aos impactos inevitáveis ​​das mudanças climáticas e garantir que seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível.

No total, mais de 100 municípios conseguiram definir as linhas estratégicas que, alinhadas com a Agenda Urbana e as ODS, permitem dispor de um Plano Municipal de Combate às Mudanças Climáticas, um roteiro de acções e busca de financiamento para estes.

Com estes planos e um bom conceito de comunicação e de participação pública, os nossos clientes podem dispor das ferramentas necessárias para actuar como promotores de cidades mais sustentáveis.

Scroll al inicio

Infórmate de todas las novedades en cuanto a sostenibilidad con Ecoterrae

¡Mantente al día de todas las novedades y noticias sobre Sostenibilidad con nuestra Newsletter! Suscríbete gratis aquí 👇🏼