Os Projectos Climáticos encontram-se, especificamente em Espanha, no sector difuso (não sujeito à regulamentação do mercado europeu «EU-ETS» / (European Union Emissions Trading System) / (Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia).
É uma convocatória anual promovida pelo Ministério para a Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITERD) e regulamentada pelo Escritório Espanhol de Mudanças Climáticas (OECC), através do qual se incentivam os projectos para reduzir as emissões de «Gases de Efeito Estufa» (GEI) em sectores como como o Industrial, Residencial, Comercial e Institucional (RCI), agrícola, o sector de resíduos ou o transporte.
Projectos como a substituição de combustíveis fósseis por biomassa ou calor residual, a biometanização de resíduos orgânicos, a desgaseificação activa de aterros sanitários ou o investimento em transportes sustentáveis (entre outros).
Estão sujeitos a receber durante 4 anos uma contrapartida económica em troca da redução e certificação desta redução de emissões de «Gases de Efeito Estufa» (GEE) (contribuindo assim para reduzir o inventário nacional de emissões de «Gases de Efeito Estufa» (GEI)), administrado pelo Fundo de Carbono para uma Economia Sustentável (FES-CO2).
Uma das principais linhas de actuação da ECOTERRAE está voltada para os mercados de carbono.
A ECOTERRAE realiza uma gestão integral do concurso, desde a apresentação dos projectos até à concretização do incentivo pelo promotor do projecto, com uma quota de verificação satisfatória de 100 %.
Somos apoiados pela gestão de mais de 200 projectos climáticos em todo o território nacional, que reduzem mais de 3.000.000 de toneladas de CO2 equivalente, recebendo um incentivo de mais de 30.000.000 €, o que nos torna os principais gestores do concurso.
Contacte-nos para mais informações!